Arizona + Rota 66

 

img_20170525_115700.jpg

Monument Valley,  velho oeste na fronteira entre Arizona e Utah (Foto Fernanda Ezabella)

Fizemos o Arizona de ponta a ponta, muito além do Grand Canyon. É um Estado cheio de parques maravilhosos e com paisagens de cinema. Para quem vem ou vai de Los Angeles, a primeira coisa a notar são os cactos verdes e altos, como de desenho animado, a decorar montanhas inteiras pela estrada.

Também para quem vai de Los Angeles, dá para pegar um trecho bem colorido da famosa Rota 66.

Escrevi sobre a Rota 66 e o Arizona para a Folha de S. Paulo. E sobre 48 horas na capital Phoenix para a revista Viagem e Turismo, da Abril, edição de agosto de 2017.

Seguem uns trechos abaixo.

Arquitetura utópica leva forasteiros ao deserto do Arizona

P1040127

Complexo arquitetônico Taliesin West, de Frank Lloyd Wright (Foto: Fernanda Ezabella)

Se você construir, eles virão. A frase popularizada pelo filme “Campo dos Sonhos” (1989), sobre um fazendeiro vivido por Kevin Costner que decide montar um campo de beisebol no meio de sua plantação de milho, nos cafundós do Iowa, resume também o espírito de arquitetos forasteiros encantados pelo deserto inóspito do Arizona.

Frank Lloyd Wright (1867-1959) e Paolo Soleri (1919-2013) construíram verdadeiros playgrounds de experimentações no Estado americano, e entusiastas do mundo inteiro vieram. Primeiro chegou Wright, em 1937. Em pouco tempo nascia Taliesin West, um complexo de 620 acres que foi sua casa de inverno, estúdio de trabalho e escola de arquitetura até sua morte. Hoje, o espaço é aberto a visitas. Continua aqui…

Mais fotos Arizona Utópica (Taliesin West, Arcosanti e Montezuma Castle)

As várias retas da Rota 66

IMG_20170526_150528.jpg

Trecho perto do Bagdá Café (foto: Fernanda Ezabella)

De Chicago até Santa Mônica, a Rota 66 passa por oito Estados e também pelo imaginário de turistas do mundo todo. Mas se não fosse o “anjo guardião da rota”, Angel Delgadillo, a famosa estrada de duas faixas teria virado poeira. Graças aos seus esforços, hoje é possível desviar de grandes rodovias e seguir os sinais para a “Histórica Rota 66”.

Delgadillo (1927-2004), fundador da associação que ajuda a preservar e promover a estrada, sentiu na pele o declínio de sua cidade natal, quando a Rota 66 foi desativada pelo governo em prol de rodovias mais largas nos anos 1980. Os visitantes sumiram da noite para o dia, e seus negócios quase faliram.

Sua família opera o colorido restaurante Delgadillo’s Snow Cap, em Seligman, a primeira parada para quem decide ir de carro de Flagstaff, no Arizona, uma das portas de entrada para o Grand Canyon, até Santa Mônica, na vizinha Califórnia. Continua aqui (no pé)….

Arizona – Terra dos Navajos

Monument Valley – Cenários de diversos faroestes famosos e filmes recentes, o parque traz enormes montanhas esculturais e fica dentro da reserva indígena dos Navajo. Um tour com as inúmeras firmas locais leva o turista para dentro da reserva onde é possível ver desenhos ruprestes, conhecer uma antiga ‘oca navajo’ e ver formações em arcos. O parque tem estradas abertas ao público e outras apenas para guias autorizados.

P1050232.jpg

Antelope Canyon (foto: Fernanda Ezabella)

Canyons de areia – Visitamos os dois Antelope Canyons (upper e lower), as fotos mais incríveis da viagem. Ficam a 2h30 de carro do Grand Canyon, dentro da reserva indígena e são os locais que controlam os tours. Lotado pra caramba no verão.

Entre o Upper e Lower, dá para fazer um parada no Horseshoe Bend, uma bela surpresa no meio do caminho (entrada gratuita, uns 30 min bastam).

IMG_20170524_150834-EFFECTS.jpg

Horseshoe Bend (foto: Fernanda Ezabella)

 

Deixe um comentário