As cores do Novo México

É preciso percorrer as estradas do Novo México, passando pelas casinhas de adobe e pelas reservas indígenas, para entender por completo os apelidos dados ao destino norte-americano: “Estado colorido” e “terra de encantamento”.

Colonizado por espanhóis no século 16 e parte do México até meados do século 19, o Estado no sudoeste dos Estados Unidos oferece uma viagem pitoresca para os que buscam belas paisagens e histórias com sabor local.

Parques arqueológicos com trilhas, estações de esqui e produção artesanal refinada são alguns outros destaques. Continua aqui…

Paisagem inspirou Georgia O’Keeffe

IMG_6638

De todos os artistas encantados pelo Novo México, nenhum foi tão inspirado como Georgia O’Keeffe (1887-1986), que pintou cartões-postais do Estado, como suas montanhas e flores exóticas.

O’Keeffe é a única artista americana a ter um museu dedicado a sua obra. Localizado em Santa Fé e com mais de 3.000 itens –entre fotografias, pinturas e esculturas– selecionados para exposições temporárias, o museu fica em frente a um centro de pesquisa do modernismo americano, com objetos pessoais de O’Keeffe, como pincéis e roupas.

Outra imersão no trabalho de O’Keeffe é visitar sua casa e seu estúdio em Abiquiú (a 78 km de Santa Fé), para onde ela se mudou em 1949 e viveu até 1984, intercalando com outra casa que tinha em Ghost Ranch (a 32 km de Abiquiú). Esta última está fechada para turistas, mas fica em uma vila repleta de paisagens reconhecidas em suas pinturas. Continua aqui…

Santa Fé respira arte e cultura indígenas

As construções de adobe que formam a cidade de Santa Fé dão a dica de que estamos num lugar cheio de história. Suas casas cor de barro e quinas arredondadas, em contraste com o céu quase sempre sem nuvens, fazem da capital mais antiga e alta dos Estados Unidos um dos lugares mais fascinantes do país.

Santa Fé foi ocupada por povos indígenas por volta do século 11, uma cultura que permanece com força, em especial nas lojas de joias de pedra turquesa e de cerâmicas das tribos hopi e zuni. Continua aqui…

Trilha da Turquesa é estrada alternativa cheia de surpresas

Entre Santa Fé e Albuquerque, uma estrada alternativa convida os visitantes a fazer paradas pelo caminho. É a chamada Trilha da Turquesa, pela estrada 14. Embora seu auge turístico tenha ficado para trás, duas cidadezinhas ainda encantam os que se aventuram a parar.

Madrid, com 160 habitantes e a 45 km de Santa Fé, tem casas coloridas –que funcionam como restaurantes, lojas e pousadas– espalhadas por um breve trecho da estrada. Sua época de ouro foi em meados dos anos 1800, com a descoberta das minas de carvão. Continua aqui…

Dennis Hopper está enterrado em Taos

IMG_6659

Aproveite um dia para ir a Taos (a 115 km de Santa Fé). Há quem vá à cidade de menos de 6.000 habitantes para esquiar, relaxar nas águas termais ou comprar arte no centrinho de casas de adobe. Eu fui a Taos para ver o túmulo do ator e diretor americano Dennis Hopper. Não foi tarefa fácil, já que nem o GPS nem alguns residentes sabiam onde ficava o cemitério Jesus Nazareno. Continua aqui… 

Roswell atrai turistas com histórias de ETs

Para quem visita Roswell, não restam dúvidas: os alienígenas estão entre nós. Mesmo que sejam em desenhos nas paredes de restaurantes, em bonecos infláveis na porta de hotéis ou na decoração dos postes de luz da cidade. Até no centro municipal de turismo, o símbolo é uma nave alienígena. Continua aqui…

‘Breaking Bad’ gera peregrinação ao Novo México

Praticamente todo o império de Walter White foi destruído com o episódio final de “Breaking Bad” no último domingo, com exceção de uma coisa: seus sósias. Dezenas de carecas de cavanhaque e chapéu preto –visual do personagem– foram assistir ao último capítulo num hotel em Albuquerque, cidade do Novo México que virou ponto de peregrinação para os fãs do seriado. Continua aqui…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s