California travels

Em 2019, rolaram muitas viagens de carro pelo estado.

Rancho desativado vira ‘campo de luz’ na Califórnia

IMG_20191124_174334

 

Durante o dia, milhares de pequenas esferas brancas descansam camufladas num vale, na cidade rural de Paso Robles, centro da Califórnia. Ao pôr do sol, elas acordam e começam a ganhar cores, como se tirassem da terra a energia para brilhar. E, quando a noite chega, se transformam num tapetão de luzes sem fim.

A instalação “Field of Light”, do artista inglês Bruce Munro, ocupa 15 acres de um terreno particular chamado Sensorio, na beira de uma estrada. O espaço está coberto por mais de 58 mil esferas de fibra ótica, alimentadas por energia solar.

Continue lendo na Folha de S.Paulo

Bienal promove caça a obras de arte em deserto na Califórnia

00000IMG_00000_BURST20190208115513030_COVER

Num sábado ensolarado de fevereiro, a enfermeira americana Terri Dauber acordou seu filho de 10 anos com uma promessa: “Hoje é dia de caça ao tesouro”, disse. Com uma câmera pendurada no pescoço e um mapa em mãos, a mãe levou o pequeno para uma expedição de mais de um dia.

A dupla foi atrás das 18 obras de arte espalhadas pelo deserto do Vale de Coachella, no sul da Califórnia, que fazem parte da segunda edição da bienal Desert X, em cartaz até 21 de abril. A localização de todas as peças está disponível em desertx.org.

Continue lendo na Folha de S.Paulo

 

Especial sobre os parques do sul da Califórnia

Comande a nave Millennium Falcon, de ‘Star Wars’, na Disney da Califórnia

IMG_20190616_114647

Os dados dourados, espécie de amuleto do personagem Han Solo, não estão mais no painel de controle, nem os passarinhos porgs adotados por Chewbacca no filme mais recente da nova trilogia “Star Wars”, “Os Últimos Jedi”. Ainda assim, é possível me gabar: na última semana pilotei a lendária aeronave Millennium Falcon, numa missão misteriosa de contrabando intergaláctico.

A reportagem foi passear pela comunidade de Black Spire Outpost, o vilarejo mais animado do planeta Batuu, onde muambeiros espaciais fazem suas compras no universo da franquia, ao lado de espiões da Resistência, comandada por Leia (vivida pela atriz Carrie Fisher, morta em 2016), e stormtroopers armados. Mas Batuu não fica numa galáxia muito, muito distante, e sim em Anaheim, a 12 horas de voo de São Paulo ou a 44 km de Los Angeles.

Continue lendo na Folha de S.Paulo

Fã de Harry Potter leva baforadas de dragão em parque na Califórnia

IMG_20190610_123421

Bruxos aprendizes circulam com suas capas pretas e testam suas varinhas ao redor de telhados escuros repletos de neve. Eles parecem imunes ao calor de 37ºC que castiga os “trouxas”, nome dado aos que não possuem superpoderes nos livros de Harry Potter.

A magia da vila de Hogsmeade cativa até mesmo os não iniciados no parque Universal Studios Hollywood, em Los Angeles, que inaugurou a atração três anos atrás. São apenas dois brinquedos bem concorridos, mas há nove lojas caprichadas, algumas parecidas com os cenários dos filmes. Ao final da experiência, sua carteira estará mais leve (e não será mera ilusão).

Continue lendo na Folha de S.Paulo

 

E abaixo tomo uma licença poética para encaixar minha especial sobre Baja California Sur, no México, um dos lugares mais delícia que já fui.

Baja California Sur, no México, é aquário que fica bem longe da vida real

IMG_20190429_155834

LA PAZ (MÉXICO) – O pequeno estado mexicano de Baja California Sur parece flutuar sozinho no oceano Pacífico, desprendido do continente numa península estreita na costa oeste do país. Fica a milhas e milhas de distância dos problemas do mundo real e, talvez não à toa, sua capital e maior cidade se chame La Paz, com 220 mil habitantes.

No ‘malecón’ decorado por palmeiras de La Paz, sempre com um magnífico pôr-do-sol, descansa uma simpática estátua de bronze do explorador Jacques Cousteau (1910-1997), que um dia chamou a região de “o aquário do mundo”.

Continue lendo na Folha de S.Paulo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s