cidades fantasmas / ghost cities

img_20180711_145429

Desastre de Tchernóbil cria turismo por cidades fantasmas

A caminhada pelo mato é interrompida pela guia Tania Zdanevich: “Sabe onde estamos agora?”, pergunta. Ao redor, há apenas árvores e silêncio.

Ela saca uma fotografia da bolsa e mostra a imagem de um enorme campo de futebol com uma pista de atletismo em volta. Bem-vindos ao estádio Avanhard, ou o que sobrou dele. Estamos bem no meio do que foi, um dia, seu gramado verde bem aparado.

Sede do time FC Stroitel Pripyat, o local foi abandonado após o maior desastre nuclear da história, a apenas 3 km dali, no reator 4 da Usina de Tchernóbil, em 1986. O material radioativo expelido contaminou diversos países da Europa e foi 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima. Continue lendo aqui, no UOL.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Famagusta – a praia fantasma da ilha de Chipre

Em 2018, também visitamos a ilha de Chipre e escrevi um longo artigo para a revista Turismo & Viagem. No final, falo da nossa aventura em Famagusta. Leia o texto completo aqui.

img_20180209_162803

A cidade era um dos resorts mais sofisticados do Mediterrâneo no início dos anos 1970, mas tudo ruiu com a invasão da Turquia em 1974. Os gregos cipriotas fugiram com podiam para o sul, deixando para trás suas mansões, hotéis de luxo e apartamentos recém-construídos.

Hoje, em Famagusta, dá para tomar sol num pequeno trecho da praia de Varosha, tendo prédios bombardeados como cenário ao fundo.

Uma divisão mequetrefe de arames farpados e metal, vigiada por um soldado solitário, foi instalada na areia e adentra o mar. Por cima, dá para ver o lado proibido: um litoral completamente deserto, com uma fileira de prédios em ruínas, fechada ao público desde 1974. Outro fantasma da guerra, encravada numa ilha nascida para o amor.

Famagusta fica a uma hora de ônibus de Girne, no lado norte da ilha de Chipre, controlada pelos turcos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos Fernanda Ezabella

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s