Lassen Volcanic Park + Folsom Prison

 

img_20170809_131221

Além de terremotos, furacões e um presidente que não acredita em aquecimento global, os Estados Unidos têm uma cadeia de vulcõesimpressionante ao norte de sua costa oeste. As maiores e mais recentes erupções continentais no país aconteceram no pico de Lassen, na Califórnia, e no Monte St. Helens, em Washington.

O pico de Lassen, um vulcão ativo que é estrela de um parque nacional a 300 km de Folsom (ou 150 km da cidade de Chico), tem um dos maiores domos de lava do mundo, graças a uma erupção em 1915, cujas cinzas chegaram a até 300 km de distância.

Pedras vulcânicas rolaram por 10 km e seguem até hoje intocadas numa das primeiras trilhas que o visitante encontra ao chegar de carro ao Lassen Volcanic National Park, numa região chamada Área Devastada. Leia na Folha de S.Paulo.

A matéria na Folha também fala da cervejaria Sierra Nevada Brewing, em Chico.

Folsom celebra memória de Johnny Cash, que fez fama em prisão local

De longe, parece um castelinho europeu, com um casal de veados compondo a paisagem. De perto, a segurança pesada dá a dica de que se trata de outra coisa. É a entrada da infame Prisão Estadual de Folsom, a segunda mais antiga da Califórnia, que fica a duas horas de carro de São Francisco.

Seu detento mais célebre, no entanto, nunca foi condenado à prisão na vida. Ainda assim, gente do mundo todo aparece para visitar o inusitado museu da penitenciária e para conhecer uma recém-inaugurada trilha ao seu redor, em homenagem ao homem de preto que colocou Folsom no mapa.

Johnny Cash (1932-2003) não atirou num homem em Reno só para vê-lo morrer, tampouco se viu preso na tal penitenciária californiana, como canta em Folsom Prison Blues, de 1955. O barulho do trem, aliás, com o qual inicia a música, também é imaginário, já que não existem estações na vizinhança. Leia na Folha de S.Paulo.

Peregrinação Johnny Cash

Mais sobre Johnny Cash, seu museu em Nashville e a casinha onde ele cresceu em Arkansas, veja um post que fiz em 2015.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s