Badwater 135: corrida maluca no deserto

IMG_20170712_095342.jpg

Eloiza Testolin Rodrigues na frente da amiga e “pacer” Lisandra Barazetti (Foto: Fernanda Ezabella) 

Uma das pautas que sempre quis fazer desde que cheguei na Califórnia era o parque nacional Vale da Morte, cenário de uma passagem do filme “Zabriskie Point” (1970), do Michelangelo Antonioni.

O parque é famoso por ter registrado a temperatura mais alta do planeta: 56,7 graus, em 1913. Este ano, fui finalmente. E foi uma das aventuras mais malucas da minha vida.

Todo ano acontece no parque uma ultramaratona chamada Badwater 135: são 217 km, boa parte pelo deserto e em pleno verão. Eu fui acompanhar uma corredora brasileira e fiquei no carro de apoio, com outras quatro pessoas, todas de uma simpatia sem fim. Ficamos todos juntos, morando na mesma picape por quase dois dias.

 

A experiência (de maneira bem resumida) saiu na edição da revista Piauí de setembro. Segue aqui um trechinho:

Às 19h50 de uma segunda-feira em julho os termômetros marcavam 46 graus e o sol, já baixo no horizonte, coloria o céu no Vale da Morte, um dos parques nacionais da Califórnia, nos Estados Unidos.
Eloiza Testolin Rodrigues havia chegado ali poucos dias antes, deixando para trás os casacos e o inverno de 5 graus de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Não sabia inglês muito bem, mas, em meio aos demais competidores, fez pose respeitosa na hora de ouvir o hino americano. Faltavam poucos instantes para a corrida começar. Talvez por causa do calor, a caixa de som pifou, e a canção teve que ser entoada a capela por uma das atletas. Rodrigues prestava atenção a tudo, quieta, os olhos bem abertos apesar do vento quente que soprava no rosto.
Às 20 horas em ponto, deu-se a largada. Para a brasileira, a prova só chegaria ao fim um dia e meio depois – ou 38 horas, 17 minutos e 31 segundos mais tarde. Continua aqui…

Outras cenas do Vale da Morte

IMG_20170710_071456.jpg

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s