Tudo sobre TED 2016

Este ano foi meu quinto TED e mais uma vez cobri para a Folha de S. Paulo e outras revistas, como a Galileu. Rendeream ótimas pautas e coloco abaixo algumas das minhas histórias.

Exclusiva com Joe Gebbia, um dos criadores do Airbnb – Dez anos anos atrás, Joe Gebbia convidou um completo desconhecido para dormir na sala de sua casa. Apesar de ter passado a noite em claro, preocupado e com a porta do quarto trancada, a experiência o levou mais tarde a criar uma das empresas que mais crescem no Vale do Silício e no mundo, incluindo Brasil, onde o Rio virou seu quarto maior mercado. Continue lendo aqui.

16048234

TED Prize – A americana Sarah Parcak (foto acima), pioneira no uso de satélites para descobertas arqueológicas, alertou para o aumento de pilhagens e destruição de monumentos no Egito e outras partes do mundo, ao anunciar a criação de uma plataforma on-line de rastreamento aberta para todos os internautas. “Cem anos atrás, arqueologia era apenas para os ricos. Cinquenta anos atrás, apenas para os homens. E hoje, é principalmente para acadêmicos. Nosso objetivo é democratizar o processo”, disse Parcak ao receber o TED Prize de US$ 1 milhão. Continue lendo aqui.

Realidade virtual ou aumentada? – Muitos dos participantes desta edição do TED passaram dias vendo coisas ou gesticulando sozinhos. Não era um delírio coletivo, mas uma explosão de hologramas e imagens em 360 graus, gerados em capacetes futurísticos de empresas que prometem trazer ao mundo a nova moda tecnológica: as chamadas realidades virtual ou aumentada. Continue lendo.

Travis Kalanick, cofundador do Uber – Cem anos atrás, um vendedor de carros de Los Angeles inventou um serviço parecido com o Uber. Em um ano, seu negócio explodiu, espalhou para outros lugares do país e era responsável por 150 mil caronas por dia numa única cidade. Em quatro anos, no entanto, o sonho acabou, afundado num emaranhado de novos regulamentos. Continue lendo.

Angelica Dass, artista brasileira – A artista Angélica Dass (vídeo do TED talk acima) gosta de dizer que nasceu numa família cheia de cores. Sua avó tem pele de porcelana e cabelo de algodão, enquanto sua mãe tem um tom de canela com mel e seu pai, de chocolate amargo. “Sou como uma dessas barras com pouca porcentagem de cacau, mais doce”, brinca a carioca radicada em Madri há dez anos. Leia sobre seu projeto fotográfico  Humanae, para o qual já fotografou mais de 3.000 pessoas em 13 países.

Al Gore e Christiana Figueres – Em 2006, o ex-vice-presidente americano e Nobel da Paz Al Gore subiu ao palco do TED para alertar o mundo sobre as consequências do aquecimento global, com imagens poderosas do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, ganhador do Oscar e baseado em seu livro de mesmo nome. Desta vez, sua volta ao mesmo espaço foi para dar boas novas e mostrar como estamos caminhando na direção de solução reais. Continue lendo aqui.

Dalia Mogahed, estudiosa muçulmana – entrevista saiu na Galileu de abril e o talk dela está abaixo.

Série ‘An African City’ retrata mulheres da elite de Gana

Cansada de ver as mesmas notícias sobre pobreza, fome e guerra na África, a ganense Nicole Amarteifio resolveu contar sua própria narrativa, inspirada em sua musa Carrie Bradshaw, a fashionista nova-iorquina de “Sex and the City”.

O resultado é o seriado on-line “An African City”, que se passa em Acra, capital de Gana, uma cidade com bem menos glamour que Nova York, mas que pode ser tão interessante quanto. Continua aqui – matéria para a Ilustrada

17036190

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s