O castelo de Quebec

O Château Frontenac descansa imponente no topo do centro antigo de Quebec, sendo o principal cartão-postal da cidade. Apesar do nome, o  “château” (castelo em francês) sempre foi um hotel, inaugurado em 1893 como ponto de descanso para os viajantes da então recém-construída linha de trem canadense.

O hotel, com mais de 600 quartos, tem a fama de ser o mais fotografado do mundo, um título alardeado em seu próprio site, mas cuja fonte segue misteriosa (o site do livro dos recordes Guinness não mostra tal categoria).

Seja como for, o local tem história: foi aqui que Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt se reuniram para debater estratégias para 2ª Guerra Mundial e também onde Alfred Hitchcock filmou “A Tortura do Silêncio” (1953).

O hotel, nomeado em homenagem ao governador da colônia da Nova França no século 17, passou por diversas expansões e renovações, incluindo uma recente de US$ 75 milhões. Não é preciso pagar a diária de US$ 300 para conhecê-lo por dentro, basta fazer uma reserva em um de seus três restaurantes, todos com vistas para a cidade, ou visitar sua Starbucks.

Fundada em 1608 pelo explorador francês Samuel de Champlain, a cidade de Quebec tem em seu centro antigo uma vila fortificada por muralhas, a única remanescente nas Américas ao norte do México e considerada patrimônio mundial pela Unesco. Suas ruas de paralelepípedos, carruagens puxadas por cavalos, galerias de arte e bistrôs ajudam a compor o clima romântico.

o restaurante Aux Anciens

Para conhecer a culinária franco-canadense, o restaurante Aux Anciens Canadiens é bastante popular com os turistas, numa simpática casa que data do século 17 e um menu fixo até as 18h com três entradas (destaque para a torta de carne e a torta de “maple syrup”).

No verão, não deixe de olhar a programação do Festival d’été de Québec, com vários shows gratuitos, performances nas ruas e atividades ao ar livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s