Lynchburg – A terra de Jack Daniels

DSC02805

Frank Sinatra era tão fã de Jack Daniels que deixaram uma garrafa da bebida em seu caixão. Lemmy, do Motorhead, entornava uma por dia, enquanto Bono diz ser seu drinque favorito. Já Keith Richards e Slash viraram garotos propaganda incidentais de tanto que apareceram em fotos bebendo o uísque de garrafa quadrada, o mais vendido do mundo e produzido num só local, no vilarejo de 6 mil habitantes de Lynchburg, no Estado americano do Tennessee.

DSC02790

O ingrediente “secreto” fica por conta da água de uma caverna no centro da destilaria, usada para fermentar os grãos desde os anos 1870. O poço é rico em calcário, que remove ferro da água, nutriente que dá gosto ruim à bebida.

DSC02784

pilhas de madeira de bordo, retiradas de árvores plantadas na propriedade de 1.700 acres, eram preparadas para virar carvão.

IMG_0283

Em frente à caverna, há uma estátua do bigodudo Jack Daniels (1849-1911), que aprendeu a arte do uísque com um padre luterano quando tinha 20 e poucos anos. O cofre que ele chutou e lhe deu uma tremenda infecção, causando sua morte aos 61 anos, está no seu escritório, ao lado de retratos da família. Sem mulher nem filhos, a empresa ficou para seus sobrinhos, que em 1956 a venderam para a gigante de bebidas Brown-Forman.

DSC02792

A destilaria recebe 250 mil turistas por ano, e as visitas terminam com uma degustação de Jack Daniels. “Não é para virar o copo de uma vez, e sim apreciar aos poucos, em várias partes da língua”, explica o guia Jason Morgan.

No centrinho de Lynchburg, a 110km de Nashvilla, capital do Estado e cidade da música country, há uma loja gigante de souvernires do Jack Daniels, como arte feita com barris usados e bolos de avelã e uísque. O próprio Daniels está enterrado a menos de um um km dali.

IMG_0284

Leia a matéria que escrevi para o caderno Comida, da Folha de S. Paulo

E aprenda o passo a passo do uísque de Lynchburg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s