As retas da Rota 66

A mãe de todas as estradas, a rua principal dos Estados Unidos, a sangrenta 66: todos os apelidos e histórias da Rota 66 estão numa exposição em cartaz até janeiro no Autry National Center, museu dedicado à cultura do Oeste norte-americano, localizado em frente ao zoológico de Los Angeles.

O manuscrito original de “On The Road” (1951), de Jack Kerouac, está lá, num rolo de 36 metros deitado numa vitrine. Mas toda a mitologia da estrada remonta de muito antes da chegada dos beatniks, quando tempestades de areia tomavam o Meio Oeste do país nos anos 1930, afugentando mais de 200 mil trabalhadores rurais para a Califórnia, através da Rota 66.

Manuscrito original de “On The Road”

O período ficou imortalizado no livro “As Vinhas da Ira” (1938), de John Steinbeck, cujo manuscrito está também em exibição. Há fotografias tiradas por Dorothea Lange de refugiados pedindo carona em Oklahoma, além do violão e das canções folk de Woody Guthrie, que compôs “Dust Bowl Ballads” (1940) ao ir do Texas à Costa Oeste.

“Não era uma viagem agradável, um passeio hipster, como Keroauc escreveu, ou uma estrada mítica, como pensam os europeus. Era um caminho necessário e difícil”, diz o escritor americano Louis Owens num vídeo.

A Rota 66 começou a ser construída em 1926, atravessando oito Estados, de Chicago a Los Angeles. Seu declínio teve início em 1956, com o anúncio de um novo sistema de autoestradas. A clássica série de fotos de postos de gasolina feitas por Ed Ruscha em 1962 ganha destaque na mostra, ao lado de imagens tiradas três décadas após por Jeff Brouws. Nenhum dos postos estava mais em funcionamento.

Ed Ruscha, Dixie, Lupton, Arizona, 1962

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s