Procurando Bob Marley – Nine Mile

DSC09761

Nine Mile, na Jamaica, é um dos lugares mais sagrados da biografia de Marley, onde ele nasceu e está enterrado.

Foram duas horas de estradas mal sinalizadas e trechos montanhosos esburacados. Murais pintados com os heróis jamaicanos e bares coloridos não disfarçam a pobreza generalizada.

É preciso tirar os sapatos para visitar o túmulo de mármore de 2,5 metros de altura, cercado de lembranças de fãs, como um guarda-chuva etíope.

DSC09748

O casebre quarto e sala que ele morou quando criança continua lá, com pôsteres nas paredes e uma cama de solteiro (a terceira cama do astro que vi na Jamaica). Foi neste vilarejo rural que ele conheceu Bunny Wailer, cujo pai namorou sua mãe e levou todos para Kingston.

DSC09751 - Copy

O túmulo e o casebre ficam no mesmo complexo de muros altos, numa operação caça-níquel que estraga o clima de reverência. Há um restaurante-bar que tenta vender no início do tour copinhos de shot com um “drinque do Bob Marley” por US$ 10 e ao menos três lojinhas de souvenir, sem contar um show “improvisado”. Além dos US$ 20 de ingresso, o turista mais caridoso deixa um troco para os músicos e para o guia, que se despede do grupo ao lado do cartaz “One Love, One Heart, Tip Your Tour Guide and Feel Alright”.

DSC09758

DSC09740

Do lado de fora do complexo, protegido por portões de ferro, uma molecada barulhenta e de olhos vermelhos vende maconha aos turistas (os mais afoitos oferecem baseados pelo vão das portas). Mesmo com cartazes é proibido fumar, os fumantes não são incomodados.

Uma experiência completamente oposta, e portanto mais solene, é visitar o mausoléu de Peter Tosh em Belmont, a 180 km de Kingston e boa parada para quem vai ou vem de Negril. O preço da entrada varia com o humor de quem estiver na porta, e se alguém estiver na porta. O rastafari Squid nos levou até a tumba de concreto e depois nos mostrou as plantinhas de ganja que cresciam no fundo da propriedade, um jardim que a mãe do músico costumava cuidar até morrer aos 96 anos, em 2013. Um plano para fazer um museu para o autor de “Legalize It” (1976) não foi para a frente, e é triste ver como só Marley brilha na Jamaica, ofuscando outros grandes do reggae.

DSC00119

DSC00121

Deixe um comentário