Tehrangeles: quando Teerã encontra Los Angeles

Milk-shake Majoon no Café Glacé, na Westwood Boulevard. Foto Fer Ezabella

Ahmed faz a pizza e o milk-shake, limpa as mesas e toma os pedidos. Explicar do que é feita a sobremesa, no entanto, é tarefa impossível. Ele mal fala inglês, e eu nem falo farsi.

Estamos em Los Angeles, cidade caldeirão cultural como muitas outras, mas com a maior comunidade de iranianos fora do Irã. O resultado é um bairro onde se fala muito pouco inglês chamado “Tehrangeles”, mistura de Teerã (Tehran em inglês) com Los Angeles.

Tehrangeles, reconhecido pelo Google Maps, se espalha por dois quilômetros da Westwood Boulevard, com destaque para os mercados e restaurantes de comidas típicas ou “americanizadas”.

“pizza persa” no Café Glacé

Ahmed trabalha no Café Glacé, provavelmente o único lugar nos Estados Unidos que faz “pizza persa”, já que o estabelecimento registrou tal nome em 2011. A pizza parece mais uma torta, com uma fina camada de queijo por cima. Mais incrível é o milk-shake majoon, feito com banana, tâmaras, leite, sorvete e pistache. Lembra de longe uma baklava líquida.

A lanchonete Attari (1388 Westwood Blvd), talvez o lugar que eu mais tenha ido comer em Los Angeles, também é bem popular com seus sanduíches na baguete.

Os mais pedidos são feitos de língua, quase sempre acompanhados da sopa de lentilha osh, com alho frito e feijão. Há também sanduíches de kebab. Nas sextas, tem fila para comer a sopa especial feita com carne de carneiro (importada da Austrália, super macia, tão desfiada que parece uma massa) chamada Goosht.

Attari

Nos mercados, dá para encontrar uma boa variedade de halvas (massa doce feita de gergelim e mel) e sorvetes, muitos “made in California”, apesar dos rótulos em farsi.

Para restaurantes mais tradicionais e grandes pratos de kebab com arroz basmati, o Flame (1442 Westwood Blvd) e o Baran (1916 Westwood Blvd) são recomendados.

Na frente do Baran está a padaria Pink Orchid (1927 Westwood Blvd), com uma vitrine repleta de doces árabes e especialidades persas.

CORREDOR KOSHER

Ainda no espírito tour gastronômico, Los Angeles também tem uma rua conhecida como “corredor kosher”, a dez minutos de carro de Tehrangeles, ao longo da West Pico Boulevard.

Dá para encontrar de pizza kosher a comidas mexicana e chinesa kosher, além de sushi e os tradicionais kebabs, tudo feito obedecendo as leis judaicas, um ao lado do outro.

Sempre cheio está o Jeff’s Gourmet Sausage Factory, com uma enorme seleção de linguiças: italianas, polonesas, russas e, claro, alemãs. Como seu próprio nome diz, a lanchonete tem uma fábrica aos fundos onde produz suas próprias carnes.

Dogs do Jeff’s Gourmet Sausage Factory

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s