Caça ao Banksy em Los Angeles

Já virou ponto turístico o muro atrás de uma loja de roupas em Westood Village, bairro de Los Angeles, onde o artista britânico Banksy fez um grafite nesta semana.

Ele já era esperado na cidade já que seu documentário “Exit Through The Gift Shop” concorre ao Oscar (a cerimônia de entrega dos prêmios acontece no outro domingo, dia 27).

Mas ninguém esperava que seus trabalhos fossem “atacados” ou “roubados” em tão pouco tempo. Um recebeu um balde de tinta, outro foi arrancado e vendido no eBay, e um terceiro foi levado para Las Vegas.

Banksy, que não revela sua identidade, é dono dos grafites mais caros já vendidos em leilão. Em 2007, “Self Portrait” saiu por mais de meio milhão de dólares.

O que sobrou em Los Angeles desta visita de Banksy foi o garotinho feito com estêncil segurando uma metralhadora carregada de giz de cera. O grafite está nos fundos da Urban Outfitters (1100 Westood Boulevard), mas também corre o risco de sumir.

O dono da loja já falou que quer manter o desenho. Além de roupas descoladas para homens e mulheres, a Urban Outfitters vende acessórios, brinquedos e livros, como um de arte sobre o próprio Banksy. É um dos best-sellers.

O problema é o proprietário do prédio, que já queria pintar por cima. O desenho também foi “atacado” por um balde de tinta, entre ontem e hoje, mas foi limpo.

O responsável deixou uma assinatura em vermelho, MBW (agora só se lê MBI), que seria as iniciais de Mr. Brainwash, o francês maluco de quem Banksy tira um sarro no documentário. Mas é tudo especulação. O próprio Brainwash nunca deu entrevista, ninguém tem certeza se o cara existe mesmo.

Do melroseandfairfax.blogspot.com

No sábado à tarde, umas quinze pessoas tiravam fotos do grafite. Eu confesso que fui lá só para ver e checar a multidão.

“Deviam colocar um segurança aqui”, brincou, meio falando sério, Michelle Malinovitz, 28, que foi a Westwood Village só para ver Banksy.  

Isto porque os outros dois grafites que o artista fez nesta semana já sumiram do mapa.

Do banksy.co.uk

Um deles estava num imóvel abandonado na Sunset Boulevard. Era um Charlie Brown de cigarro na boca e galão de gasolina na mão. Alguém simplesmente arrancou um bloco da casa com o desenho e colocou à venda no eBay.

O blog “Melrose and Fairfax” tem um bom depoimento em primeira pessoa de um leitor que estava lá na hora. Parece que foi o próprio proprietário da casa que mandou cortar fora. Primeiro ele tinha pedido para pintar por cima, antes de se ligar que era uma obra de valor.

No site do eBay, o “Charlie Brown incendiário” saiu por US$ 8.100 após 63 lances. Atualizando: parece que a venda foi fake, segundo apuração dos dados do comprador e do vendedor feita pelo “Melrose and Fairfax”.

O vídeo abaixo é de uma outra blogueira que estava lá na hora.

E há ainda o terceiro Banksy, um Mickey Mouse bêbado num outdoor em frente ao Sindicato dos Diretores dos EUA, entre a Sunset Boulevard e a Crescent Heights. Feito na madrugada de terça para quarta, o anúncio foi retirado na noite seguinte e levado para Las Vegas. 

Do banksy.co.uk

O “Los Angeles Times” explicou o que aconteceu. O outdoor era da empresa Light Group, que administra restaurantes de Las Vegas. Eles adoraram o desenho do Banksy, mas o espaço alugado para o anúncio pertence à CBS, que mandou retirá-lo imediatamente, sem nem mesmo avisar a Light Group.

O outdoor está agora com a empresa de Las Vegas, que pretende exibi-lo assim que achar o lugar ideal na cidade dos cassinos.

Leia mais sobre Banksy no Oscar – quem vai subir ao palco para pegar a estatueta caso ele ganhe melhor documentário?

3 Respostas para “Caça ao Banksy em Los Angeles

  1. Impressionante como as pessoas são idiotas.
    o cara faz arte de rua, subversiva, e os imbecis conseguem massificar isso. Tornar a subversão um produto caríssimo, de real valor dentro do sistema capitalista. E isso faz com que a arte de Bansky perca todo o sentido, mais do que banalizada, ela se torna vazia e inútil. Como se diz no video: What a Shame!

  2. Pingback: Tweets that mention Banksy caçado em Los Angeles | Ferr goes to Hollywood -- Topsy.com·

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s