Shepard Fairey, Los Angeles boy

O artista Shepard Fairey e a agência de notícias Associated Press finalmente chegaram a um acordo após uma longa disputa sobre o famoso cartaz que marcou as eleições de Barack Obama.

Fairey, famoso pelas intervenções urbanas em Los Angeles, incluindo lambe-lambe gigantescos, usou uma fotografia de 2006 da AP para fazer o poster conhecido como “Hope”, sem dar crédito à agência ou ao fotógrafo responsável.

A AP afirmou que o artista lucrou mais de US$ 400 mil dólares com o trabalho, que virou símbolo da campanha de Obama, além de aparecer em camisetas, bonés, adesivos.

O acordo envolve dinheiro, mas os termos financeiros não foram divulgados. Ambos concordaram em distribuir a imagem do cartaz em conjunto e dividir os direitos.

Os dois também pretendem colaborar em futuros projetos envolvendo fotografias da AP.

Fairey aparece bastante no documentário “Exit Through The Gift Shop”, que está na lista dos 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar da categoria.

É ele quem apresenta o misterioso Banksy a Thierry Guetta, um francês maluco que documenta artistas urbanos, incluindo o próprio Banksy. Em Los Angeles, Guetta resolve virar artista, e o documentário passa a focar no francês e suas tentativas bizarras de ficar famoso.

Nos últimos anos, Fairey tem trabalhado em cima de cartazes soviéticos, o que não requer direitos autorais. Ele muda um pouquinho, aumenta, faz um lambe-lambe, uma pintura e pronto.  Manda enquadrar. Ou usa tema ocidentais, como a prisão em Guantánamo (abaixo), para obras em estilo soviético.

Assim como osgêmeos em São Paulo, Fairey tem sido criticado por alguns locais pela repetição, falta de novidade e super mercantilização do trabalho.

Ele abriu uma galeria recentemente em Los Angeles, chamada Subliminal Projects, tem uma linha de roupas (Obey Clothing) e um site onde é possível comprar seu trabalho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s