Marjane voltou! Com livro e filme

Fico animada toda vez que tem lançamento de livro de Marjane Satrapi.

Dessa vez a novidade é dupla. Livro novo e filme novo!

“Bordados”, o livro, traz a mesma personagem da série “Persépolis”, a própria autora iraniana. A publicação tem formato um pouco menor, com letra corrida, como se fosse um verdadeiro diário.

No lugar dos percalços da infância e adolescência dos livros de “Persépolis”, num país em pleno mergulho conservador da Revolução Islâmica (1979), “Bordados” descreve o universo feminino em suas várias camadas.

Os tabus da virgindade, os casamentos arranjados, as traições, os medos etc. É como entrar na sala de visita da sua casa e ficar como uma mosquinha na parede.

Logo de cara ela conversa com avó, viciada em ópio. “Falar dos outros pelas costas é ventilar o coração”, diz a avó.  Tem umas tiradas ótimas, como nas histórias de “Persépolis”. Um humor bem próprio de Satrapi.

E olha como os mundos podem ser tão próximos: “Nunca entendi direito como é possível casar três vezes. Pra mim, um casamento bastou para perceber que viver com um homem é impraticável”, diz uma tia.

O FILME

Já o filme será baseado em “Frango com Ameixas” e, ao contrário do filme de animação “Persépolis”, será com gente de verdade.

“Frango com Ameixas” fala sobre o tio de Marjane, artista também, um músico famoso no Irã.

Nasser Ali está deprimido porque sua mulher, durante uma briga, destruiu seu precioso tar (instrumento tradicional persa). Ele sai em busca de um novo, percorre o país, mas descobre que nada será tão perfeito, com um som tão incrível, como o tar agora quebrado, que o acompanhou por toda a vida.

A informação do filme é do site Ion Cinema, que pescou a notícia no festival de Berlim.

Segundo eles, a produção começa a rodar no verão europeu, em Berlim. Os diretores serão os mesmos de “Persépolis”, ou seja, a própria Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud.

O nome será “Waiting for Azrael” e contará com uma grande atriz (!).

O site diz ainda que o ator francês Mathieu Amalric (“Ervas Daninhas”, “O Escafandro e a Borboleta”, foto abaixo) será o protagonista, o músico, mas esse trabalho não consta no Imdb dele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s