Finalmente, as minas do roller derby!

Saiu domingo, bem mais curto do que eu gostaria, minha matéria sobre as patinadoras do roller derby em Los Angeles, que inspiraram o filme “Garota Fantástica” (“Whip It”).

Ai, tanta coisa ficou de fora… preguiça.

Mas então, voltando… O filme é a estreia da Drew Barrymore na direção, com a atriz Ellen Page (“Juno”), e foi direto pra DVD no Brasil.

Não é uma bomba, não. É um filme de garota, sessão da tarde, e sem aquele esquema de clichês. Tem um namoradinho no filme, mas ele vira segundo plano, o lance é a amizade entre as minas, o esporte, a pancadaria e tal. Eu gostei.  

Mas não vou desenvolver muito porque já falei demais dele aqui no blog.

O filme é baseado no livro de Shauna Cross, esse sim bem bobinho, aborrecente total. E a própria Shauna escreveu o roteiro, num processo que levou quase um ano, ao lado de Barrymore.

Eu conversei com a Shauna em Los Angeles, fomos num bar tomar uns drinks. Ela está fazendo outros dois roteiros, um para um filme que terá Dakota Fanning no elenco. Contou que passava dias inteiros da casa da Drew, chegou até a conhecer o namorado dela na época, aquele carinha do Strokes, mezzo brasileiro.

Shauna, 34, teve que largar o roller derby porque ficou grávida. Ela começou a patinar aos 27 anos, após se mudar para Los Angeles. Ela é do Texas.

“Conheci as meninas no Craigslist, quando procurava alguém para jogar tênis. Éramos em 20, marcamos um encontro numa lanchonete [Canter´s Deli, delícia!], antes mesmo de praticar, de ter um lugar para treinar”, lembra Shauna, que ajudou a fundar a liga de roller derby em LA. “E muitas nem sabiam patinar, era tudo diversão.”

Também falei com a fundadora da liga e presidente atual. Super gata, vestida de pinup, salto vermelho, peruca negra egípcia (franjinha). E o nome, melhor de tudo: Rebbeca “Demolicious” Ninburg.

“Elas nos estudaram, praticaram aqui, e nossas garotas também fizeram coreografias. Tivemos uma certa influência, sim”, diz Demolicious. A liga LA Derby Dolls, que tem cerca de 170 patinadores e organiza trabalhos voluntários no bairro. “Antes do filme, os jogos já lotavam. Agora, lotam com mais facilidade. Também rolou um afluxo enorme de novos patinadores.”

Mais um tiquinho, aqui.

Eu fui num jogo (Tough Cookies 103 x 93 Fight Crew), entrevistei algumas pessoas da plateia, incluindo uma turma bêbada que foi lá passar um aniversário.

Ninguém entendia nada do jogo (nem eu no começo), mas quando uma patinadora levava um chão, todo mundo urrava. E quando alguém conseguia ultrapassar as outras e dar uma volta completa (marcando um ponto), mais urros, aplausos, maior animação.

Bem divertido.

Abaixo, foto de um jogo, que eu tirei do site das LA Derby Dolls (Aqui).

Anúncios

3 Respostas para “Finalmente, as minas do roller derby!

  1. Oi!
    Gostaria de saber qual é o tipo de patins que se usa para praticar esse esporte, por exemplo: o nome, essas coisa, claro, se for possível.
    obrigada.

    • oi mariana, para começar, pode usar qualquer patins que tenham rodinhas paralelas, aqueles antigos, sabe? Depois que vc pegar a manha, arranjar um time e tal, vc compra um profissional se for o caso. tem para vender em lojas de esportes ai no Brasil, eu acho. abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s