Minhas (humildes) apostas para o Oscar

O Oscar não tem a menor graça se você não fizer umas apostas antes.

E com tantos prêmios lá fora, de sindicatos, críticos etc, dá para ter uma boa bússula do que vem pela frente.

As indicações ao Oscar saem na terça-feira, 5h30 em Los Angeles (não percam Anne Hathaway com cara amassada de sono). Isso é 11h30 horário de Brasília.

A aposta mais baba é de elenco. E nessa eu vou direto nos vencedores:

Jeff Bridges por “Crazy Heart” em melhor ator. Christoph Waltz por “Bastardos Inglórios” em ator coadjuvante. Sandra Bullock por “The Blind Side”, ou Meryl Streep por “Julia & Julie” em melhor atriz. E Mo’Nique por “Preciosa” em atriz coadjuvante.

Melhor direção:

Entre James Cameron (“Avatar”) e Kathryn Bigelow (“Guerra ao Terror”), torço para Bigelow, ainda que eu não goste muito do filme. Será a primeira mulher a ganhar um Oscar.

Quem eu acho que deveria ganhar mesmo: Quentin Tarantino, por “Bastardos Inglórios”,

Torço também, pelo menos para uma indicação, para Neill Blomkamp, de “Distrito 9”, e Wes Anderson, de “O Fantástico Sr. Fox”. Outros concorrentes devem ser  Jason Reitman, por “Amor sem Escalas”, e Lee Daniels, por “Preciosa”. Talvez Clint Eastwood?

Para melhor filme, a lista de indicados será de dez nomes neste ano. Acho que todos acima (direção) têm chances, mais: “Up – Altas Aventuras”, para mostrar o poder$ das animações, “An Education”, porque o filme é lindo e ponto, “Invictus”, porque é emocionante e muito, mas muito atual mesmo (apesar da história ser de 1995).

Dizem que “Star Trek” deve entrar na lista também, mas eu acho isso uma grande piada. Torço para  “Distrito 9” aparecer, assim como algum estrangeiro, como “A Fita Branca”, que eu não vi ainda, mas é uma unanimidade tanto entre críticos de cinema e de arte.

Dos estrangeiros é difícil falar porque eu não vi boa parte dos nove finalistas. Chutando bem alto, acho que entram: o francês “O Profeta”, o espanhol “Abraços Partidos”, o peruano “A Teta Assustada” e o australiano “Samson & Delilah”.

Deixe uma resposta

